Novo reafirma apoio à pré-candidatura de Adalto Feitosa em Tufilândia
TUFILÂNDIA, 20 de julho de 2024 – O presidente da Executiva Estadual do partido Novo do Maranhão, Leonardo Arruda, visitou o município de Tufilândia neste sábado (20) para reafirmar o apoio à pré-candidatura de Adalto Feitosa. Nascido e criado em Tufilândia, Adalto Feitosa tem 31 anos, é comerciante, acadêmico de Direito e ex-Conselheiro Tutelar. Ele é conhecido na cidade por seu projeto esportivo, que há mais de seis anos trabalha com crianças e jovens, promovendo inclusão e desenvolvimento social. Durante a visita, Leonardo Arruda destacou a importância de apoiar candidatos como Adalto, que representam uma nova geração de políticos. “Estamos aqui para mostrar que o Novo é um partido que luta por liberdade individual, respeito ao próximo, livre mercado, direito à propriedade, império da lei e da democracia,” afirmou Arruda. Ele ressaltou que a pré-candidatura de Adalto Feitosa simboliza essa renovação política, com candidatos novos, independentes e comprometidos com a mudança. “Adalto não é um político profissional que abandona sua profissão para ocupar cargos eletivos eternamente, mas alguém que conhece as necessidades de sua comunidade e trabalha incansavelmente para melhorar a vida de todos.” Com a maioria dos candidatos do partido sendo novos e independentes, a promessa de uma política mais próxima do povo e menos influenciada por interesses pessoais ganha força.
Eleitores aptos a votar no Maranhão em 2024 somam 5 milhões
MARANHÃO, 20 de julho de 2024 – No primeiro turno das Eleições 2024, 155 milhões de eleitores em todo o Brasil poderão votar para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. No Maranhão, 5.180.738 eleitores estão aptos a votar, dos quais 4,7 milhões possuem dados biométricos cadastrados, enquanto 381,2 mil ainda não têm. Em 2020, o número de eleitores aptos no Maranhão era de 4,7 milhões, indicando um aumento de 422,1 mil eleitores para 2024. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou esses dados na noite de quinta(18). O Maranhão possui 217 cidades, distribuídas em 19.669 seções eleitorais, localizadas em 6.014 locais de votação, em 105 zonas eleitorais. Em São Luís, o número de eleitores é de 746,8 mil, enquanto Imperatriz, o segundo maior colégio eleitoral, tem 201,9 mil eleitores. Esse número permite que Imperatriz realize um segundo turno para prefeito pela primeira vez, caso nenhum candidato obtenha a maioria absoluta dos votos no primeiro turno.
Obra do Governo do MA atrasa após mais de um mês de anúncio
SÃO LUÍS, 20 de julho de 2024 – Anunciada em 5 de junho pelo Governo do Maranhão, a requalificação do Retorno do Olho D’Água ainda não começou. A obra foi anunciada junto com a requalificação da MA-203, entre o Viaduto Neiva Moreira e Raposa. Segundo o governador Carlos Brandão, o objetivo é melhorar a ligação da MA-203 com a Avenida São Luís Rei de França. A obra foi anunciada em meio ao programa “Trânsito Livre” da prefeitura, no Calhau e São Francisco, sendo vista como uma resposta ao poder municipal. O projeto do Governo prevê reformulação da drenagem, pavimentação e sinalização. A atual rotatória será completamente retirada quando os trabalhos começarem. MA-201 RENOMEADA O governador Carlos Brandão sancionou um projeto de lei do deputado estadual Leandro Bello, alterando o nome da rodovia MA-201 para “Caminho de São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão”. A MA-201 é a principal via entre a capital e São José de Ribamar, um importante local de peregrinação. A MA-201 é a principal interligação entre São Luís e São José de Ribamar, o terceiro maior município do Maranhão.
Brandão escolhe vice de Duarte Jr nas eleições de 2024
SÃO LUÍS, 20 de julho de 2024 – O governador Carlos Brandão (PSB) decidiu, nesta sexta (19), a escolha da advogada Isabelle Passinho como vice do candidato a prefeito de São Luís, Duarte Jr. (PSB). A decisão foi tomada apesar da resistência da militância histórica do PT, que se sentiu ignorada no processo. Brandão, atendendo ao desejo de Duarte Jr., optou por Isabelle Passinho, recém-filiada ao PT e ex-assessora do candidato. A escolha foi anunciada antecipadamente, diminuindo a importância dos petistas históricos no processo de decisão. “Em diálogo e unidade com representantes do PT, decidimos que a vice do nosso pré-candidato a prefeito Duarte Jr. será a competente advogada e ativista em prol das pessoas com deficiência, Isabelle Passinho. Estaremos juntos nessa jornada por uma São Luís melhor e mais próspera para todos!”, declarou Brandão. CONFLITO INTERNO NO PT Desde que Duarte Jr. expressou preferência por Passinho, iniciou-se um intenso debate interno no PT. A advogada Creuzamar de Pinho, outra possível candidata ao posto, era considerada por muitos como uma escolha com mais tradição e militância no partido. Grupos de WhatsApp de petistas mostraram-se incomodados com a imposição de Passinho. Figuras influentes no partido diziam que Duarte Jr. poderia ganhar o apoio oficial do PT, mas perder o apoio dos petistas. REAÇÕES À DECISÃO DA VICE Duarte Jr. conta com o apoio de petistas como Francimar Mello, preposto do secretário do Governo do Estado em Brasília, Washington Oliveira, que lidera a corrente histórica do PT no Maranhão. Oliveira, que controla o partido há décadas, mantém o PT subalterno aos grupos de poder, aceitando indicações de vice e cargos de menor expressão. A escolha de Passinho esvaziou o encontro do PT municipal marcado para sábado (20).
Vereadora Karla Sarney fiscaliza qualidade do Hospital da Criança
SÃO LUÍS, 20 de julho de 2024 – A vereadora Karla Sarney visitou o Hospital da Criança em São Luís para verificar de perto as condições da unidade de saúde. A ação faz parte do seu novo quadro “FisKLizando”, onde compartilha nas redes sociais suas visitas a diferentes locais de São Luís. No primeiro episódio, Karla destacou a experiência no Hospital da Criança. Durante a fiscalização, Karla compartilhou suas impressões positivas sobre o atendimento e a estrutura do hospital. Ao chegar ao Hospital da Criança, a vereadora foi recebida por profissionais e pacientes que elogiaram o serviço. Uma mãe comentou: “O atendimento aqui no Hospital da Criança tá ótimo. A gente é bem recebido, bem recepcionado, o atendimento faz de acordo com o horário e, apesar de ser um hospital público, é de referência como se fosse um hospital particular.”