Artigo: O Brasil real e o Brasil da mídia

Copia de Imagem Principal PRETA

Até o presente momento, o cidadão que acredita no que lê, ouve e vê por parte dos economistas — e dos outros cérebros superiores que a mídia chama para nos explicar o que está acontecendo na economia nacional —  tem certeza de que o Brasil foi reduzido aos restos de um prédio em demolição. Em poucas áreas, dizem os economistas e os jornalistas que os reproduzem, a coisa é tão ruim quanto na área dos investimentos externos. O capital internacional, segundo eles nos explicaram por A + B, tirou o Brasil “do seu radar”. Ninguém, entre os donos do dinheiro, quer colocar mais um centavo de dólar aqui dentro — basicamente porque os investidores pegaram horror de Jair Bolsonaro e vão boicotar o país enquanto ele for o presidente da República. Fica incompreensível, assim, porque o investimento estrangeiro, conforme acaba de divulgar o órgão das Nações Unidas encarregado de acompanhar o comércio mundial, simplesmente dobrou no Brasil em 2021 — com pandemia e todas as desgraças econômicas que estão diariamente no noticiário. Não deveria ter acontecido exatamente o contrário? Se o Brasil foi abandonado por investidores internacionais escandalizados com o bolsonarismo, o fascismo, o direitismo, o negacionismo e o terraplanismo do presidente, porque eles colocaram aqui 100% a mais do que haviam investido no ano anterior? O desastre deveria ter acontecido, é claro — mas não aconteceu, porque as análises dos economistas brasileiros refletem apenas os seus desejos, e raramente os fatos. O Brasil, em 2021, recebeu quase US$ 60 bilhões em investimento estrangeiro direto. Com esses números, aliás, foi o sétimo país mais procurado pelos investidores internacionais em todo mundo — só ficou abaixo de países como Estados Unidos e China, que por definição têm de ser os maiores, e competidores com economias privilegiadas, como Canadá e as potências comerciais da Ásia. É a comprovação numérica, mais uma, da distância que separa o Brasil real do Brasil da mídia. Com Bolsonaro, cantava o coro de economistas e comunicadores até a divulgação das informações da ONU, o Brasil tinha se transformado num “pária” da comunidade financeira mundial. Empresários, banqueiros e investidores, com suas sensibilidades sociais chocadas, não iriam mais aplicar dinheiro num país que “queima a Amazônia”, ou “persegue os índios”, ou “utiliza agrotóxicos”, ou “produz efeito estufa”, ou tem um presidente “de direita”, ou “acaba com as girafas”, ou “mata Marielle”. Onde foi parar essa conversa? O público não receberá nenhum pedido de desculpas pela má qualidade da informação que recebeu. Ao contrário: vai continuar ouvindo mais do mesmo. Que fazer, então? A saída disponível é não levar essa gente a sério.

Rodrigo Maia será coordenador da campanha de João Doria

Copia de Imagem Principal BRANCA

O deputado federal, Rodrigo Maia, aceitou o convite e será o coordenador de campanha do governador João Doria (PSDB-SP) rumo à presidência do Brasil neste ano. Além da proximidade com o tucano, objetivo é tornar o governador de São Paulo menos “paulista”. Inclusive, desde agosto de 2021, Rodrigo Maia se tornou secretário de Projetos e Ações Estratégicas do estado de São Paulo. Por meio das suas redes sociais, o deputado federal licenciado publicou. “É preciso compreender a realidade de cada área e construir soluções baseadas em dados concretos, em programas que possam de fato ser viabilizados, e não em projetos populistas”, afirmou Rodrigo Maia.

Roberto Rocha questiona escolha de políticos investigados no MA

Imagem Principal AZUL

O senador Roberto Rocha questionou o sistema de Segurança Pública no Maranhão. Por meio de suas redes sociais, o parlamentar entende que quem contraria o governador do Maranhão passa a ser investigado pelo sistema de Segurança Pública do Estado. “Por que o sistema de segurança pública do Maranhão só anuncia investigação com político quando este contraria o governador? O deputado Josimar e agora o deputado Othelino estão sendo pressionados. Só agora, por que será? O sistema de segurança foi privatizado?”, perguntou. O senador maranhense também se posicionou sobre a incoerência de Flávio Dino nas redes, quando o socialista se manifestou sobre o pagamento de mais uma parcela de empréstimo contraído pela ex-governadora Roseana Sarney (MDB). Parece piada!O Gov. Flávio Dino disse hoje que fez de tudo para livrar o Maranhão de uma enorme dívida. Logo ele, que recebeu a melhor gestão fiscal do país, com 3 bilhões disponíveis, e ainda assim endividou o Estado em mais de 1 bilhão. Seria cômico, se não fosse trágico. — Roberto Rocha (@RobertoRocha_MA) January 21, 2022

Lahesio assume antigo PTC e Brandão perde partido de sua base

Copia de Imagem Principal PRETA

O prefeito de São Pedro dos Crentes e pré-candidato ao governo do Maranhão, Lahesio Bonfim, deixou o PTB para assumir a presidência do partido Agir36 no Estado, antigo PTC. A mudança de sigla ocorreu nesta semana quando o Lahesio se reuniu com o vice-presidente nacional do Agir36, Fábio Bernadino, e foi oficializada a troca. A alteração de legenda assegura ao prefeito disputar o Governo do Maranhão. Com a nova chefia do Agir36, a pré-candidatura de Carlos Brandão (PSDB) sofre mais um abalo, tendo em vista que o partido fazia parte da base do governador Flávio Dino (PSB).

Polícia Civil deflagra operação contra agiotagem na capital

Copia de Imagem Principal BRANCA

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta (21), a “Operação Mihnea” que investiga o crime de agiotagem em São Luís. Segundo informações, a operação foi originada através de um inquérito instaurado que investiga o fato de veículos alugados estarem sendo entregues a agiotas como forma de garantia de empréstimos. Na ação dos policiais civis, os agentes de segurança localizaram um imóvel no bairro do Olho d’Água que, conforme apurações, servia como depósito de automóveis dados em garantia de empréstimos ilegais junto aos agiotas. Veículos foram apreendidos e devem passar por uma perícia posteriormente. Não houve prisão e a investigação prossegue com o intuito de identificar todos os envolvidos.

Simplicio defende criação de 1 milhão de empregos nos próximos anos

Copia de Imagem Principal PRETA

O secretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplicio Araújo, divulgou indicadores positivos e metas audaciosas a serem aplicadas no Estado. Por meio das redes sociais, o titular da SEINC e pré-candidato ao Governo do Estado afirmou que acredita na possibilidade de que, nos próximos anos, um milhão de empregos com carteira assinada sejam criados no Maranhão. “O Maranhão precisa ser construído por todos os maranhenses, eu quero um Maranhão com mais Empregos”, publicou. As ações estratégicas desenvolvidas pela SEINC, capitaneado por Simplicio, permitiram a criação de 41 mil postos de trabalho no Maranhão ao longo de 2021. Esse trabalho foi a maior variação relativa positiva na região nordeste impulsionado por grandes contratações devido a retomada da ALUMAR e expansão da ENEVA. A ALUMAR proporcionou 2.300 empregos diretos, enquanto que a ENEVA gerou 1500 vagas, totalizando juntas 3.800 trabalhadores empregados com carteira assinada.

PEC pode zerar impostos federais sobre os combustíveis

Copia de Imagem Principal PRETA

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, em live nas suas redes sociais, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pode zerar a cobrança de tributos federais sobre os combustíveis. Com a mudança constitucional, a União não precisará aumentar outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No entanto, o Governo Federal não deu prazo para conclusão da PEC, que ainda deve ser analisada pela Câmara e apreciada pelo Senado.

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

Imagem Principal AZUL

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República Jair Bolsonaro, faleceu na madrugada desta sexta (21), aos 94 anos. O anúncio foi feito pelo presidente, por meio de suas redes sociais. A causa da morte ainda não foi informada. Ela estava internada desde a última segunda (17). “Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, publicou o presidente no Twitter. O corpo será velado e enterrado em Eldorado, no interior de São Paulo, onde ela morava, cujo lugar Bolsonaro foi criado.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.