Ex-aliado de Lahesio Bonfim explica rompimento

IMAGEM BLOG

Em entrevista ao jornalista José Linhares Jr, o empresário e ativista Thiago Palhares explicou seu rompimento com o pré-candidato ao governo do estado, prefeito Lahesio Bonfim. Segundo Thiago, a saída do projeto foi determinada pela falta de liderança do prefeito em seu grupo. “Ele se exime da responsabilidade de liderar as pessoas do seu grupo”, afirmou. Palhares ainda explicou que foi um dos primeiros a integrar o projeto de Lahesio Bonfim. Para ele, o prefeito de São Pedro dos Crentes conseguia catalisar seus anseios políticos na época. Mas, ele foi se perdendo“, explicou. DIREITA Thaigo Palhares foi severo em suas críticas ao que costumou ser convencionado de “direita” no Maranhão. Para ele, a maioria das pessoas que compõe o movimento são aventureiros que tentam se aproveitar do atual momento. “Em sua maioria são pessoas sem história na política que apareceram do nada. É impossível não achar que alguns, não todos, estejam apenas tentando surfar na onda”, disse. Palhares é pré-candidato a deputado federal e deve apoiar o presidente Jair Bolsonaro no Maranhão. Em relação ao governo, ele disse esperar a determinação do presidente. “Vou seguir a orientação dele (Bolsonaro). E acredito que essa determinação só virá no ano que vem”, concluiu.

Diretor do Detran é investigado por dispensa ilegal de licitação

Francisco Nagib investigado pelo Ministerio Publico

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Francisco Nagib, está sendo investigado por suspeita de dispensa ilegal de licitação. O Promotor de Justiça Nacor Paulo Pereira conduz o inquérito. De acordo com a Portaria publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público, Nagib teria dado aval para a realização de despesa sem cobertura contratual de despesas, o que se enquadra na hipótese prevista na Lei de Improbidade Administrativa. O diretor do DETRAN já foi notificado para prestar esclarecimentos sobre o caso. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 1 ano. Caso os fatos sejam confirmados, Francisco Nagib poderá ser responsabilizado judicialmente. Francisco Nagib está na mira da Polícia Federal desde a sua gestão na prefeitura de Codó. Este ano, o Ministério Público do Maranhão fez uma investigação, acerca de fortes indícios que o gestor teria cometido como abuso de poder político e econômico e licitações no valor de R$ 32 milhões com caráter eleitoreiro.

Prefeitura de São Luis realiza grande distribuição de alimentos

A prefeitura de São Luis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA), iniciou mais uma ação do Programa de Aquisição Alimentar (PAA). O programa tem como objetivo ajudar os agricultores e, ao mesmo tempo, famílias mais necessitadas. Foram adquiridos e distribuídas 11 toneladas de alimentos da agricultura familiar. Com esse programa, 400 agricultores da zona rural de São Luís foram beneficiados com a compra direta de seus produtos. Com esse resultado, as famílias da Vila Cabral Miranda e região de Pedrinhas foram contempladas com 450 cestas de alimentos. Anteriormente, o PAA em São Luís atendia apenas 93 agricultores, mas com a nova gestão do prefeito Eduardo Braide, 400 agricultores estão sendo beneficiados, e mais famílias estão recebendo alimento de qualidade. Esse aumento inédito do Programa de Aquisição Alimentar em São Luís é fruto dos esforços do secretário Júnior Vieira, titular da SEMSA, com o apoio do Ministério da Cidadania.

Presidente do BC explica sobre a inflação acelerada no Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, explicou em participação do Fórum Jurídico de Lisboa porque a inflação acelerou e teve piora tanto em quantidade quanto em qualidade em todos os aspectos. Ele ainda disse que será difícil o trabalho do Banco Central, devido o avanço da inflação, com expectativas em continuar subindo. Campos Neto destacou que o choque do preço de eletricidade e combustíveis este ano é o maior dos últimos 20 anos, e vem em seguida ao choque de alimentos do ano passado. Ele afirmou que esta é a primeira vez que o Brasil está passando por um problema de inflação interna e, ao mesmo tempo, está importando a inflação externa. Ele também reconheceu que o processo da alta de juros no mundo será um grande desafio para o Brasil, e defendeu que, entre as medidas para garantir a credibilidade do país, está a necessidade de seguir com reformas estruturantes.

PSDB: Aliados de Eduardo Leite querem adiamento de prévias

IMAGEM BLOG MARLLON

O PSDB deve escolher em breve o candidato do partido para disputar à presidência da República em 2022. O primeiro turno da disputa interna deve acontecer no domingo (21). Porém, integrantes da campanha de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, pediram o adiamento das prévias do PSDB. A equipe do governador de São Paulo, João Doria, e a do presidente nacional da legenda, Bruno Araújo (PE), receberam nesta segunda (15) a sugestão dos coordenadores da campanha do Eduardo, Magalhães Junior (PSDB-BA) e João Almeida (PSDB-MG). A proposta foi rapidamente rejeitada pelos demais participantes das prévias tucanas. As campanhas de Doria e do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio lançaram uma nota em conjunto classificando a possiblidade do adiamento como “imoral”, “inaceitável” e “casuísmo eleitoral”. Leite disse em seu perfil oficial no Twitter que não autorizou os aliados e afirmou que não tem a intenção de adiar as prévias.  “Não procede a informação de que nossa campanha tenha proposto adiar as prévias do PSDB. Não faz sentido postergarmos a decisão em um processo no qual trabalhamos com absoluta confiança na vitória”, escreveu o governador. Wilson Pedroso,  coordenador da campanha de Doria,  ressaltou que representantes da candidatura de Leite sugeriram o adiamento. “A reunião da comissão foi gravada. Se ele tiver dúvida, é só pedir a gravação. Seus representantes pediram o adiamento”, afirmou.

Segundo IBGE, 74% dos maranhenses vivem com menos de um salário mínimo

IMAGEM BLOG MARLLON

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Maranhão continua sendo um dos estados mais pobres do Brasil. A pesquisa aponta que 30 milhões de pessoas vivem com menos de um salário mínimo por mês no país. Somente no Maranhão 74% da população do estado vive nessa situação. De acordo com o cientista político Alderico Santos, o principal causador do problema é a falta de políticas públicas eficientes. “Um planejamento sério, coerente, eficaz. Que garanta, por exemplo, a grande massa de trabalhadores que hoje não contribuem formalmente para a economia, possam vir a contribuir. Que haja uma boa distribuição de renda, que possibilite a diminuição das desigualdades sociais, todos esses fatores são interessantes para deixar o nosso estado com condições de dignidade humana”, disse o cientista.Antes da pandemia, os maranhenses já sofriam, mas com a chegada da Covid-19 o cenário piorou agravou, aumentando o abismo socioeconômico entre as classes. “A pandemia só veio potencializar aquilo que nós já vivíamos”, complementou o cientista político Alderico Santos.

COVID-19: 20% dos leitos de UTI estão ocupados em São Luís

IMAGEM BLOG MARLLON

Boletim Epidemiológico mostrou que os pacientes com coronavírus já ocupam 20% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital maranhense. Assim, dos 60, 48 leitos estão disponíveis para pacientes de São Luís, São José de Ribamar, Paço de Lumiar, Raposa, e para os casos graves vindos de cidades do interior do estado. A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria ou leitos clínicos em São Luís está em 13%, ou seja, dos 100 leitos disponíveis, 87 estão ocupados e 13 livres. Já na segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI está em 45%. O município atende mais de 10 cidades no sul do estado.  De acordo com a SES, o Maranhão tem 362.850 casos confirmados e 10.257 mortes pelo novo coronavírus, com um óbito sendo registrado nas últimas 24 horas.

PIX comemora um ano com nova funcionalidade

IMAGEM BLOG MARLLON

O sistema de pagamento instantâneo (PIX) do Banco Central (BC) completa um ano. Entre as novidades, agora o mecanismo pode realizar devoluções. A nova funcionalidade vai agilizar o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras. O mecanismo foi regulamentado por uma resolução editada pelo BC em junho. Assim, as instituições financeiras estavam se adaptando aos procedimentos. Quando ocorre uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisavam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais para devolver o dinheiro. Essa ação complica o processo e dificulta o tempo necessário para que o caso fosse resolvido. Agora, de acordo com o BC, com o Mecanismo Especial de Devolução, as regras e os procedimentos serão padronizados.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.