Médico infectologista desmascara Luana Araújo

IMAGEM BLOG

O médico infectologista e especialista da área pelo Instituto Emílio Ribas, Francisco Cardoso, disse, durante participação no programa Os Pingos Nos Is que produções acadêmicas e científicas de Luana Araújo são inexistentes Na semana anterior, Luana Araújo recebeu amplo destaque após depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Após declarações contra o protocolo de tratamento precoce, Luana Araújo foi considerada um perfil técnico para retificar pontos de interesse social sobre o combate à Covid-19, considerada uma figura de resistência contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. “Ela […] depois da residência médica, desapareceu do meio médico […] Ela não tem, em termos acadêmicos e científicos, nenhuma produção. Não foi professora ou pesquisadora em universidade. Ela não tem trabalho em hospital reconhecido, ela não tem consultório, não tem [trabalho em] nenhum hospital de referência. […] é colocada, de repente, em um pedestal de conhecimento que, na minha opinião, com todo o respeito que eu tenho a ela, é indevido. Têm pessoas que trabalharam […] e têm muito mais a oferecer para o Brasil do que ela. Ninguém sabe como esse nome chegou ao ministro” afirmou o especialista. Na oportunidade, Fernando Cardoso, em programa da Jovem Pan, disse estar a serviço dos brasileiros, falou que ninguém sabe o que Luana Cardoso fez depois da residência médica e, de repente, surgiu fazendo um mestrado em saúde pública na John Hopkins.

Raizen mobiliza 1 bilhão de litros de combustível no Maranhão

IMAGEM BLOG

O secretário de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), Simplício Araújo, inspecionou as novas instalações da base de distribuição de combustíveis da Raízen, na tarde desta quarta-feira (9). Estimativas apontam que a implantação da base deve ser o ponto primário de exportação de etanol e importação de derivados, faz parte da inserção de combustíveis no Estado e deve interligar refinadores do país e do exterior. A base de distribuição de combustíveis começou a operar no ano passado, a partir do aporte de R$ 200 milhões, cujas instalações terão capacidade de mobilizar 1,5 bilhões/litros por ano, pode armazenar até 80 milhões de litros de Diesel S 10, S500 e gasolina A. “Após diálogos e ações conjuntas, nós autorizamos que a Raízen se instalasse em São Luís e garantisse esse avanço no desenvolvimento da produção de combustíveis no Estado. Agora, eles estão nos apresentando pela primeira vez este novo terminal. É com muita felicidade que podemos celebrar o crescimento dessa importante base de armazenamento de combustíveis no Maranhão”, afirmou Simplício Araújo. Para a superitendente da Raízen, Priscila Duailibe, o apoio do Governo do Estado, através de tratativas da SEINC, foi fundamental para garantir o status de produção e desenvolvimentos nos dias de hoje. “Sem esse apoio, nada seria possível. Com a desburocratização e a ajuda do Governo em chegar na finalidade, que é trazer emprego e grandes indústrias para o Maranhão, temos conseguido ir adiante. Isso faz uma grande diferença pra nós”, afirmou.

Rosa Weber permite que governador do Amazonas falte à CPI

IMAGEM BLOG

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, permitiu que Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, não compareça à CPI da Pandemia. Dessa forma, pode ficar em silêncio caso marque presença na comissão. Wilson Lima, primeiro governador convocado para depor na CPI, alegou que o chamamento é inconstitucional ao violar o princípio da separação de poderes. A ministra também determinou que Wilson Lima pode deixar a sessão se entender que é favorável ao seu direito de defesa, cujo direitos lhes impedem de sofrer constrangimentos morais e físicos. “A convocação do paciente Wilson Lima […] afronta as cláusulas pétreas da forma federativa do estado e da separação de poderes, consubstanciando, ademais, violação de princípios constitucionais sensíveis relacionados à regra de não intervenção federal nos estados e no Distrito Federal, salvo nos casos excepcionais estabelecidos na própria Carta Magna”, afirmou a defesa do governador. Ao analisar o caso, a ministra do STF entendeu que Wilson Lima não é obrigado a se incriminar no depoimento à comissão já que é investigado e foi denunciado, pode decidir se comparece ou falta na CPI, se reservando ao direito de ficar em silêncio, por livre e espontânea vontade, mas se decidir falar, não precisará fazer o juramento de dizer a verdade. “Constato que o paciente não apenas está sendo investigado no âmbito da Operação Sangria, mas também figura como denunciado […]. Evidencia-se inequivocamente a sua condição de acusado no contexto de investigações que apuram o desvio e má aplicação de verbas públicas federais no âmbito da execução das políticas de saúde para o enfrentamento da pandemia […] Embora o direito ao silêncio não mais se relacione tão intimamente às liberdades básicas de expressão, políticas e religiosas, cumpre no processo penal a importante função de prevenir a extração de confissões involuntárias”, escreveu a Rosa Weber. Os senadores esperavam que o governador do Amazonas fosse interrogado sobre o colapso no sistema de saúde do estado, suspeitas de desvios de verbas voltadas ao combate à pandemia, oferta de cloroquina para pacientes com o novo coronavírus e crise no abastecimento de oxigêncio em hospitais.

Deputado solicita sorologia em vacinados com CoronaVac

IMAGEM BLOG

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (9), indicação pedindo ao Governo do Maranhão e à Prefeitura de São Luís realização de sorologia em pessoas vacinadas com a Coronavac em combate à Covid-19. “Diante do risco iminente de uma terceira onda de contaminação e o aumento da letalidade do vírus devido a novas cepas, protocolei indicação solicitando ao Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, que seja realizada testagem em massa para detecção de anticorpos em todas aqueles que foram imunizadas com CoronaVac no Maranhão”, afirmou o parlamentar. Ao justificar a solicitação, o deputado destacou um estudo preliminar feito por pesquisadores brasileiros que indicam a pouca eficácia do imunizante, além do crescimento do número de casos de pessoas doentes já vacinadas no Estado. “A solicitação tem como fundamento a necessidade de garantir segurança para essas pessoas, tendo em vista o grande número de doentes mesmo já vacinados e a baixa eficácia do imunizante, principalmente em idosos, fato apontado por pesquisadores brasileiros em estudo preliminar. Queremos ter a certeza que essas pessoas estejam protegidas e, para isso, devem ser realizados testes de antígenos em todos que tomaram essa vacina”, declarou Wellington do Curso. O tema já havia sido levantado por Yglésio Moyses, deputado estadual, nesta terça-feita. O assunto, inclusive, foi rebatido pelo secretário de Estado de Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, quando pediu cautela para não assustar a população. Por conta disso, o deputado Wellington do Curso reforça testagem para detectar produção de antígenos para o novo coronavírus. “O momento atual é de redobrar os cuidados e aumentar o número de imunizadas e, por esse motivo, é necessário que os vacinados com CoronaVac tenham certeza que estão produzindo anticorpos”, disse o deputado estadual.

Maranhão enfrenta enorme crise de desemprego

IMAGEM BLOG

O Estado do Maranhão, governado pelo comunista Flávio Dino (PCdoB), vive crise grave de desemprego. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto no país a taxa de desemprego é de 14,7%, a falta de oferta de postos de trabalho no Maranhão já alcança 17% da população com idade para trabalhar, no primeiro trimestre deste ano. Em comparação com o mesmo trimestre de 2021, o crescimento de empregos é de 2,6%.

“Brasileiros vieram da selva”, declara o presidente da Argentina

IMAGEM BLOG

Durante visita oficial do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nesta quarta-feira (9), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, fez declaração que repercutiu quando tentava explicar os laços históricos do país com a Europa. “Os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós, os argentinos, viemos dos barcos. E eram barcos que vinham da Europa”, disse o presidente, durante encontro em Buenos Aires, sendo que, pouco depois, pediu desculpas pelo Twitter a quem se sentiu ofendido. No encontro, Sánchez expressou o apoio da Espanha às negociações para renegociar uma dívida multimilionária que atualmente o país argentino mantém com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Clube de Paris.

Maranhão foge de responsabilidades sobre vacina Sputnik V

IMAGEM BLOG

O Governo do Estado do Maranhão tenta driblar suas responsabilidades pelos testes a serem realizados com as doses da vacina russa (Sputnik V) que a Anvisa autorizou realização de importação para estudos de efetividade no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não deu a mesma segurança e eficácia ao imunizante Sputnik V à outras vacinas, como Pfizer, AstraZeneca, Sinovac, entre outros. Quando questionada para explicar em que condições se dariam os testes de eficácia sobre as 141 mil doses adquiridas, a assessoria da SES informou que o Consórcio Nordeste quem deve esclarecer isso, o que indica um teste em cobaias maranhenses sem comunicação prévia e transparente pelo executivo do Estado. “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica que a demanda é de competência do Consórcio Nordeste”, disse o Governo do Estado por meio de nota, deixando claro que não precisa dar explicações sobre o assunto.

Suspeitos de roubos no Parque Athenas e Barramar são presos

IMAGEM BLOG

Suspeitos de envolvimento em vários roubos na região do Parque Athenas e Barramar, na capital maranhense, são presos nesta quarta-feira (9). Os sujeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil e apresentados na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI). De acordo com comandante do 8º BPM do Grupo Tático Móvel, tenente-coronel Clodoaldo Silva, a polícia foi informada que na terça-feira (8) ocorreu um roubo de um carro Siena, de cor prata, e esse mesmo veículo estava de posse dos assaltantes que estavam praticando delitos na região, inclusive na Vila Vicente Fialho. Diante disso, uma guarnição do GTM conseguiu identificar o carro atrás de um dos prédios antigos no Barramar e acompanhou a ação criminosa, quando efetuou a prisão dos dois assaltantes. Porém, outro suspeito não identificado conseguiu fugir para um matagal e, mesmo com rondas nas imediações do matagal, por meio de suporte das viaturas dos barrio e BPTur, não tiveram êxito. Durante a prisão, os policiais militares do Grupo Tático Móvel do 8º BPM apreenderam um revólver calibre 38, cordões, um veículo, simulacro de pistola e anéis.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.