Imprensa mentiu sobre médico francês que defende cloroquina
Com base em uma notícia da Revista Época, a imprensa nacional repercutiu a notícia falsa de que o médico e microbiologista francês Didier Raoult admitiu que a hidroxicloroquina não reduz a mortalidade ou agravamento da Covid-19. A informação da revista é mentirosa e desmentida pelo próprio pesquisador em suas redes sociais. Segundo a publicação de Época, Didier fez a afirmação em uma carta publicada em 4 de janeiro no site do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, da França. No mesmo dia em que a notícia foi divulgada pela revista brasileira, o médico usou suas redes sociais negando a afirmação.
Governo de Flávio Dino vai gastar R$ 140 mil com “flores naturais” em 2021
O Diário Oficial do dia 14 de janeiro de 2021 traz a homologação de um pregão presencial, no mínimo, curioso. O documento atesta que o governo de Flávio Dino irá gastar R$ 140.649,05 para adquirir “flores naturais”. A secretaria responsável pelo pedido é a Casa Civil, ligada diretamente ao governador. A empresa responsável pelo pedido será a R.V.N. Serviços e Comércio Ltda. Levando-se em conta valores de mercado, se o dinheiro do pagador de impostos for usado na compra de rosas vermelhas, o governador poderá fazer uma piscina com pétalas de 14 mil rosas. Contudo, Flávio Dino pode ser mais exigente e exigir a compra de orquídeas, uma flor mais nobre. Dessa forma o governador poderá desfilar em um corredor com 1500 flores. A ornamentação também pode ser usada nos bancos da praça Pedro II para ornar encontros de casais apaixonados que acontecem por aquelas bandas. Antes de assumir o governo, Flávio Dino costumava criticar a ex-governadora Roseana Sarney pela compra de lagostas. Quem diria que 6 anos após prometer “revolucionar o estado” e fracassar desgraçadamente na promessa, o governador termine seu mandato gastando nosso dinheiro comprando flores naturais.
Furar a fila da vacinação pode render 1 ano de cadeia e perda do emprego
Por todo o Brasil estouram denúncias de que alguns fasários tentam furar as filas das vacinações passando-se por membros dos grupos de risco. Como não poderia deixar de ser diferente, a ação dos criminisos pode estar acontecendo em São Luís. Acontece que o sistema criado pela prefeitura da capital torna impossível a impunidade de quem cometer o abuso. Todos os vacinados são catalogados e registrados. Além do mais, é exigido documento comprovando a situação. Nesta semana um deputado levantou a suspeita de que profissionais de saúde que não atuam na linha de frente estarem “furando a fila”. Caso a denúncia seja atestada, as consequências podem ser devastadoras aos autores. Vale ressaltar que a fraude denunciada pelo deputado só ode acontecer de uma forma: com a falsificação de documentos que atestem a pessoa como sendo integrante do grupo prioritário para a vacina. A prefeitura mantém os arquivos que podem ser solicitados pelo Ministério Pùblico parta abertura de inquéritos. A legislação prevê detenção de até um ano ou multa a quem infringir as regras impostas pela Prefeitura de São Luís. A lei tem fundamentação no princípio “destinado a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. Caso o responsável pelo ato seja agente, funcionário da saúde pública ou exerça a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro, as penas podem ser agravadas em 1/3. Além do mais, não é descartada perda do registro da categoria.
Marcial Lima se reúne com feirantes do bairro da Cohab
O vereador Marcial Lima (Podemos) esteve reunido, esta semana, com feirantes do bairro da Cohab, em São Luís. O objetivo foi discutir alternativas para melhorar alguns dos problemas de trânsito que afligem os comerciantes daquela localidade. A reunião contou com a presença do titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Cláudio Ribeiro. Durante o encontro, foi debatido o impasse existente entre os agentes de trânsito e os feirantes da região, em virtude da ausência de um estacionamento adequado, pois o atual está sendo ocupado, provisoriamente, pelos comerciantes, enquanto dura a reforma do Mercado da Cohab. Por causa da falta de um local adequado para o estacionamento, o trânsito na região se torna desorganizado, o que acaba também impactando nas vendas dos comerciantes. Para resolver essa situação, ficou acordado que será definido, imediatamente, um novo local para o estacionamento de motocicletas, enquanto que, os agentes de trânsito organizarão o fluxo de veículos no entorno da feira, evitando assim, que sejam cometidas irregularidades. Ao fim do encontro, o vereador Marcial Lima (Podemos) avaliou positivamente, não apenas a reunião, mas também a postura do secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro, que foi ao local, juntamente com a sua equipe, para estabelecer um diálogo. “O secretário foi muito atencioso. Ele esteve in loco com a sua equipe. Andamos pelo local e conversamos com as pessoas, ao longo de duas horas. Foi uma reunião muito proveitosa”, destacou Marcial Lima.
Edivaldo Holanda Jr inicia articulação por 2022
O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr, reuniu-se nesta quarta (21) com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB). A reunião marca o período “pós-prefeitura” e a inserção de Edivaldo no debate sobre as eleições de 2022. Othelino elogiou o ex-prefeito pelo trabalho na capital. “Eu já havia tido a oportunidade de congratulá-lo durante a sessão de fechamento dos trabalhos desta Casa, mas, agora, pude fazê-lo pessoalmente, em sua visita que muito me honra. O deputado ainda deu indícios de que a conversa entre os dois não foi mera agenda social. “Tivemos uma conversa muito proveitosa, na qual também pudemos falar sobre o atual momento em que vivemos com a chegada da vacina contra a Covid-19 e, ainda, sobre o atual cenário político e de projetos futuros para o Maranhão”, disse Othelino Neto. Após o vice-governador iniciar uma de “guerra fria civil” dentro do grupo contra o senador Weverton Rocha que ousa colocar-se como opção do grupo em 2022, a figura conciliadora de Edivaldo Holanda Jr pode ajudar na pacificação do ambiente. Não é segredo que o ex-prefeito tem trânsito entre todas as correntes do governo e chega até mesmo a ser uma espécie de unanimidade política.