JOGOS DE PODER

Vitória de Lula seria desastrosa para Eduardo Braide

Compartilhe
Derrota de Braide desejada por Flávio Dino na disputa da reeleição seria facilitada caso o petista vença. Comunista nunca escondeu antipatia pelo prefeito de São Luís.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, será o político mais prejudicado no Maranhão em caso de uma possível vitória do ex-presidente Lula neste segundo turno. A situação é facilmente prevista por duas circunstâncias de conhecimento público: a influência de Flávio Dino sobre Lula e a aversão do ex-governador em relação ao prefeito.    

É inegável que o ex-governador Flávio Dino (PSB) deve ocupar lugar de destaque entre os principais conselheiros de Lula em um possível segundo turno. O comunista já foi cotado para assumir o Ministério da Justiça e uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Além disso, também é possível que seu irmão Nicolao Dino assuma a Procuradoria-Geral da República.

Após a vitória esmagadora de Carlos Brandão (PSB), Dino trabalha para consolidar seu projeto de hegemonia política no estado. A vitória do ex-presidente Lula colocaria o comunista em uma posição e poder que só fora alcançada no passado pela ex-governadora Roseana Sarney e pelo ex-presidente José Sarney.

Neste cenário, Eduardo Braide seria o único obstáculo para os planos de Flávio Dino. Nas eleições de 2020 o governador empenhou a máquina estatal para impedir que Braide vencesse as eleições. Aliás, foi de Dino a estratégia de lançar vários candidatos do grupo para desestabilizar Braide e vencer as eleições.

Após a vitória do prefeito, foram várias as situações em que Dino provocou ou tentou prejudicar a gestão do prefeito. Mesmo Braide mantendo-se em silêncio e demonstrando distanciamento da política regional.

A vitória de Lula iria colocar Dino em uma posição de superioridade em relação a Carlos Brandão, que teria que acatar o “centralismo democrático comunista” na tomada de decisões do grupo. Neste aspecto, ganharia força a figura do deputado estadual Duarte Jr, preferido por Dino na corrida pela Prefeitura de São Luís.

Mesmo sabendo destas circunstâncias perigosas, Braide ainda não se manifestou em relação à disputa presidencial. Ocorre que, mesmo se optar opor ser o maior cabo eleitoral do petista no Nordeste, Braide será a principal vítima na classe política maranhense em caso de vitória de Lula.

Acreditar que sua neutralidade irá servir de moeda de troca ou salvo conduto para piedade do comunista é uma atitude muito inocente.

Compartilhe

Leia mais

bandidos foragidos

FUGA ANUNCIADA

Mais de 30 bandidos não voltam após saidinha de Páscoa
bandidos foragidos

FUGA ANUNCIADA

Mais de 30 bandidos não voltam após saidinha de Páscoa

Débora batom

PERDEU, DÉBORA

Supremo Tribunal Federal condena Débora “do batom”
Débora batom

PERDEU, DÉBORA

Supremo Tribunal Federal condena Débora “do batom”

Havan cancelamento

CANCELAMENTO

Havan sofre boicote por patrocinar atleta trans
Havan cancelamento

CANCELAMENTO

Havan sofre boicote por patrocinar atleta trans

Respostas de 5

  1. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, ficar em cima do muro não vai adiantar muita coisa, opção é estar do lado oposto do Pata gorda.

  2. O próprio Braide ja esta se quebrando com essa administração pífia, vai ser candidato de um mandato só

  3. linhares haveria um grande problema, ja que o congresso e quase todo bolsonarista seria difícil os senadores aprovar o nome de flavio dino para ministro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.