São Luís

TJ exige substituição de servidores contratados por concursados

Compartilhe
A capital maranhense fica impedida de fazer processo seletivo – salvo em conformidade com a lei.

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos da capital determinou ao Município de São Luís que apresente, no prazo máximo de 30 dias, a relação de todos os servidores admitidos por meio de processo seletivo e/ou contratados irregularmente, sem aprovação em concurso público.

No mesmo prazo, o município deve apresentar também um cronograma de substituição, no prazo máximo de 1 ano, de todos os seletivados e/ou contratados irregularmente, sem prévia aprovação em concurso público, por candidatos concursados (Edital nº 01/2016).

O afastamento dos seletivados e a substituição pelos servidores ocupantes de cargo efetivo deverão ser comprovados, com a indicação do cargo e do local de lotação. O município não poderá  realizar novos processos seletivos para contratação temporária de servidores, até o cumprimento total do cronograma apresentado -, salvo previstos em lei.

A decisão atendeu ao pedido de Juvêncio Lustosa de Farias Junior em Ação Popular contra o Município de São Luís. A parte reclamou que apesar da existência de concurso público vigente para provimento de cargos do magistério municipal (Edital nº 01/2016, com prazo de validade até 31/05/2021), a prefeitura municipal não tem convocado os candidatos aprovados, mantendo em seus quadros quase 700 professores contratados temporariamente.

O parecer do Ministério Público Estadual opinou pelo acolhimento dos pedidos formulados na Ação Popular.

CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS

Conforme o juiz, a conduta do Município de São Luís demonstrada no processo revela a existência de cargos vagos e a necessidade de admissão de novos professores para compor o quadro de pessoal da SEMED, evidenciada pelas inúmeras contratações temporárias feitas desde 2013. 

Na análise da questão, o juiz constatou que a quantidade de pessoal contratado temporariamente supera, consideravelmente, o número necessário para eventuais substituições de servidores efetivos. 

“Essas sucessivas contratações temporárias e em quantidade tão elevada revelam que existe uma necessidade de incremento do quadro de efetivos, demandando a substituição por candidatos aprovados em concurso público. Especialmente por já haver vagas criadas e não preenchidas”, declarou Reis Júnior

Compartilhe

Leia mais

bandidos foragidos

FUGA ANUNCIADA

Mais de 30 bandidos não voltam após saidinha de Páscoa
bandidos foragidos

FUGA ANUNCIADA

Mais de 30 bandidos não voltam após saidinha de Páscoa

Débora batom

PERDEU, DÉBORA

Supremo Tribunal Federal condena Débora “do batom”
Débora batom

PERDEU, DÉBORA

Supremo Tribunal Federal condena Débora “do batom”

Havan cancelamento

CANCELAMENTO

Havan sofre boicote por patrocinar atleta trans
Havan cancelamento

CANCELAMENTO

Havan sofre boicote por patrocinar atleta trans

Resposta de 0

  1. O tj usa dois pesos e duas medidas e o governo do estado que está cheio dr seletivados na educação na Seap e outros órgãos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.