opções

COTA DE GÊNERO

PSD vai ao TSE contra juiz do MA em caso de fraude nas eleições

Compartilhe
PSD PODEMOS
Partido entrou com mandado de segurança contra decisão de juiz eleitoral na Corregedoria do TSE após prazo dado ao Podemos.

MARANHÃO, 23 de abril de 2024 – O Partido Social Democrático (PSD) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o juiz Tarcísio Araújo, em meio a um caso de fraude relacionado à cota de gênero.

A contenda envolve a decisão de Araújo de conceder um prazo de 30 dias para a oitiva de uma testemunha solicitada pelo Podemos, partido sob acusação de fraude.

O PSD interpôs um mandado de segurança com o objetivo de anular a determinação de Araújo e requerer que as partes envolvidas apresentem suas alegações finais, seguido imediatamente pelo julgamento do processo.

Anteriormente, o PSD já havia apresentado uma representação contra o juiz no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após sua decisão inicial conceder um prazo de 60 dias para a realização da oitiva da testemunha.

No entanto, após manifestação da presidência do tribunal, Araújo modificou sua decisão, reduzindo o prazo para 30 dias. Isso motivou o PSD a recorrer ao TSE, buscando garantir que o processo siga adiante sem maiores delongas.

O caso em questão envolve o Podemos e está sendo tratado sob sigilo de justiça no TRE. Das três ações por fraude em cota de gênero, esta é a que está mais demorada, já se estendendo por um ano e cinco meses após as eleições de 2022. O processo ainda se encontra em fase de instrução.

Além do caso do Podemos, há também processos similares em andamento envolvendo o PSC e o União Brasil.

No caso do PSC, o processo está na fase de embargos de declaração, com os deputados Fernando Braide (PSC) e Wellington do Curso (Novo), juntamente com Cláudia Lira e Vitória Almeida, que são consideradas as candidatas “laranjas” do partido, apresentando recursos com argumentos semelhantes.

Já o processo contra o União Brasil está em fase de recurso no TSE, sob a relatoria da ministra Carmén Lúcia, que também analisará o mandado de segurança apresentado pelo PSD contra a decisão de Tarcísio Araújo.

Compartilhe

Leia mais

Castelinho Condenação

CONDENAÇÃO

Justiça obriga Governo do MA a reformar Ginásio Castelinho
Castelinho Condenação

CONDENAÇÃO

Justiça obriga Governo do MA a reformar Ginásio Castelinho

Brandão Eleições

ELEIÇÕES

Orleans Brandão visa candidatura a deputado federal em 2026
Brandão Eleições

ELEIÇÕES

Orleans Brandão visa candidatura a deputado federal em 2026

STJ Votação

DESEMBARGADORES

Ney Bello e favorito de Lula ficam fora de lista para o STJ
STJ Votação

DESEMBARGADORES

Ney Bello e favorito de Lula ficam fora de lista para o STJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.