Economia

Novo Marco Fiscal do governo Lula recebe críticas do Congresso

Compartilhe
Muitos acreditam que o Ibovespa fechou com saldo positivo porque o mercado tinha impressão de que a regra fiscal poderia ser pior.

Assim que a equipe econômica do ministro da Fazenda Fernando Haddad apresentou nesta quinta (30) a regra fiscal, que é chamada por integrantes do governo de “novo arcabouço fiscal”, alguns parlamentares já reagiram ao projeto.

Se por um lado o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), considera um bom começo e acredita que o texto precisa de mais alguns detalhes sobre o que pretende fazer em relação às metas, o deputado Federal e ex-secretário da Fazenda do Rio de Janeiro, Pedro Paulo (PSD-RJ), demonstrou preocupação, sobretudo em relação a um possível aumento da carga tributária no Brasil.

De acordo com o parlamentar, o governo não mostrou a minuta do novo marco fiscal, e sim, uma sequência de 12 slides com os principais pontos da proposta. “A proposta apresenta metas crescentes de resultado fiscal, mas não mostra, por ora, um detalhamento mínimo que contemple, ano a ano, a projeção das receitas e a tendência de crescimento dos principais itens de despesa (ao menos previdência, benefícios assistenciais, pessoal, demais obrigatórias e discricionárias)”, afirmou

Dentre os 17 pontos da análise, o deputado Pedro Paulo tratou sobre limite de gastos a 70% da elevação da receita, banda variável (+ – 0,25%), meta de superavit primário, caráter anti-cíclico, entre outros. Veja na íntegra clicando aqui.

Economistas acreditam que como o governo não deixou claro de onde virão os recursos, governo Lula irá aumentar os impostos para fechar a conta. “Esse arcabouço parece mais um carta de intenções”, disse o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Rogério Mori.

Apesar do Ibovespa ter fechado com saldo positivo, muitos acreditam que isso aconteceu porque o mercado tinha impressão de que o regramento fiscal poderia ser pior.

Compartilhe

Leia mais

Collor preso

DETIDO POR CORRUPÇÃO

Moraes manda prender ex-presidente Fernando Collor
Collor preso

DETIDO POR CORRUPÇÃO

Moraes manda prender ex-presidente Fernando Collor

Brazão livre

PRIVILÉGIO PRESERVADO

Câmara cassa Brazão, mas livra deputado da inelegibilidade
Brazão livre

PRIVILÉGIO PRESERVADO

Câmara cassa Brazão, mas livra deputado da inelegibilidade

Santinhos caxias

VOTO SABOTADO

Santinhos com erro teriam enganado 2 mil eleitores em Caxias
Santinhos caxias

VOTO SABOTADO

Santinhos com erro teriam enganado 2 mil eleitores em Caxias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.