Petismo

Lula vai à Justiça contra decreto de Bolsonaro que obriga postos a exibir preço

Compartilhe
Ao forçar os postos a colocar lado a lado os preços antigo e atual, o presidente Bolsonaro busca ressaltar junto à população os efeitos práticos da redução do imposto.

A equipe da pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve acionar a Justiça contra o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que obriga postos a exibir como eram os preços dos combustíveis antes da lei que fixou um teto de 17% no ICMS. A equipe jurídica de Lula alega que a medida do governo é eleitoreira e tem vícios formais, informou a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

“O decreto impõe uma obrigação ao setor privado que não tem lastro na legislação”, diz o advogado de Lula Cristiano Zanin, que representa a pré-campanha. A equipe do petista ainda analisa se a ação deve ser protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bolsonaro, que tentará a reeleição nas eleições deste ano, tenta reverter a alta nos preços dos combustíveis.

Os aliados de Lula ainda avaliam se a ação poderá ser apresentada no Supremo Tribunal Federal ou no Tribunal Superior Eleitoral. Ao forçar os postos a colocar lado a lado os preços antigo e atual, o presidente busca ressaltar junto à população os efeitos práticos da redução do imposto.

Após a redução do ICMS e a divulgação dos preços baixos em várias regiões a população começou a questionar o preço cobrado em sua cidade e com isso os donos dos postos que combinam preço prática conhecida como “Cartel” estão sendo pressionados pela população a baixar o preço dos combustíveis.

A Bahia que ainda tem uma das gasolinas mais caras do Brasil, teve uma redução de 9% no valor do litro do óleo diesel e 5,2% na gasolina, nesta quinta (7). Com isso, o estado chega ao 14º reajuste nos combustíveis só neste ano.

Os motoristas também encontraram a gasolina a menos de R$ 7 em alguns postos, em uma média de R$ 6,63. Essa queda chegou nas bombas a partir da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Agora, as alíquotas de gasolina, diesel e etanol estão em 18%.

Compartilhe

Leia mais

Maduro diplomacia

"DIPLOMACIA"

Governo Lula quer manter diálogo com ditadura de Maduro
Maduro diplomacia

"DIPLOMACIA"

Governo Lula quer manter diálogo com ditadura de Maduro

Câmara SLZ
Câmara de SLZ define comissão para analisar orçamento 2025
Câmara SLZ

Câmara de SLZ define comissão para analisar orçamento 2025

Maranhão decisão

DECISÃO

Justiça autoriza pulverização aérea de glifosato no Maranhão
Maranhão decisão

DECISÃO

Justiça autoriza pulverização aérea de glifosato no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.