Homeschooling: primeira audiência no Senado acaba em divergências

Compartilhe
Assunto está em discussão na Comissão de Educação da Casa.

A primeira audiência pública sobre a permissão do homeschooling (ensino em casa), na Comissão de Educação do Senado Federal, nesta segunda-feira, 27, acabou em divergências entre os debatedores, o que demonstra a dificuldade de o tema ser aprovado na Casa.

Por um lado, defensores afirmaram que é um direito de os pais educarem os filhos da forma que consideram melhor. Críticos, no entanto, disseram que o homeschooling pode prejudicar o desenvolvimento social das crianças.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em 18 de maio deste ano. Parlamentares querem realizar ainda cinco encontros públicos para debater o assunto no Senado.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), por exemplo, afirmou que “não dá pra enfrentar a votação de uma matéria como essa sem entender os pontos e os contrapontos”.

Zenaide Maia (Pros-RN) também criticou a proposta. “O homeschooling não é prioridade. A verdade é que a gente deveria estar discutindo mais recursos para o Fundeb. A gente sabe que o que precisa é recurso”, disse a parlamentar.

A procuradora da República Mona Lisa Duarte Ismail demonstrou preocupação com a socialização de crianças e adolescentes. De acordo com ela, “a transmissão do conhecimento não é o único objetivo da escola, que visa também à socialização da criança e a seu pleno desenvolvimento para a cidadania e para a vida democrática”.

O presidente da Associação Nacional de Educação Domicilar (Aned), Ricardo Iene Dias, disse que a permissão para o ensino em casa é reconhecido em mais de 60 países. “Os que acusam a educação domiciliar de ser ideológica não sabem que é exatamente o contrário. Quem se opõe tem a ideologia de ser contra as famílias. Precisamos de mais honestidade intelectual para debater”, afirmou.

Inês Augusto Borges, assessora especial do Ministério da Educação, afirmou que a pasta tem interesse em permitir o ensino domiciliar como uma forma de fortalecer a área educacional no Brasil.

“O ministério está atento para oferecer uma educação de qualidade ao país. E isso inclui aquelas famílias que decidiram, legitimamente, pela educação domiciliar. A regulamentação pode garantir esse amparo”, disse.

A segunda audiência pública terá como foco o impacto da regulamentação do homeschooling no ensino público. Já no terceiro encontro, o foco será o impacto entre as escolas particulares. As datas das outras duas audiências ainda serão divulgadas.

Compartilhe

Leia mais

SEM ANISTIA

Conheça os deputados do MA a favor da prisão da missionária Eliene

SEM ANISTIA

Conheça os deputados do MA a favor da prisão da missionária Eliene

Impostos tributos

TRIBUTOS

Impostos federais somam R$ 912 bilhões em três meses de 2025
Impostos tributos

TRIBUTOS

Impostos federais somam R$ 912 bilhões em três meses de 2025

greve petrobras

GREVE

Funcionários da Petrobras aprovam paralisação de 24 horas
greve petrobras

GREVE

Funcionários da Petrobras aprovam paralisação de 24 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.