Abril Vermelho

Fazendeiros da Bahia se preparam para conflito contra MST

Compartilhe
Pelo fato do estado nordestino ser governado pelo PT há 16 anos, e Lula não se posicionar contra, o MST encontra solo fértil para invadir.

Grupo de fazendeiros que reúne pelo menos 800 proprietários de terra estão se organizando, com apoio de prefeituras e de entidades de classe, para enfrentar o “Abril Vermelho”, mês em que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) costuma invadir propriedades para pressionar por reforma agrária.

“O dia 1º de abril é chave. O MST chama de Abril Vermelho porque gostam de deflagrar invasões. Faremos vigília. No governo passado eles [MST] pararam porque o governo não deixava. Então, estamos nos organizando e esse movimento está ganhando corpo e dimensão nunca antes vista. É uma bomba pronta para explodir porque pode haver conflito na hora de retirar os invasores”, afirmou Luis um dos organizadores do movimento de resistência e produtor de cacau e criador de gado em Ilhéus.

Em todo o governo de Jair Bolsonaro, de acordo com o Incra, foram 24 invasões em propriedades rurais, já nos dois governos de Lula, mais de 2 mil. Só neste ano foram 16 invasões de terra no país, sendo 10 na Bahia, no entanto, como a comunicação não é obrigatória, o número pode ser maior. Segundo informações, 800 fazendeiros de 130 dos 417 municípios baianos já fazem parte do grupo. Os núcleos estão nos municípios de Itabuna, Jiquiriçá, Ipiaú e Itapetinga (centro-sul do Estado), Eunápolis (sul) e Santo Antonio de Jesus (Região Metropolitana de Salvador).

“O grupo é muito claro. Não pode ter arma de fogo. A gente aposta na pressão. Se eles entrarem na fazenda com cem pessoas, nós apertamos o botão do grupo e vamos para lá com mil pessoas”, disse Uaquim, preocupados com a inércia do governo Lula e do governo da Bahia de Jerônimo Rodrigues (PT) em conter as invasões de propriedades rurais.

Em fevereiro, a Suzano, multinacional de celulose, teve três áreas invadidas na Bahia. O governo Lula não condenou as invasões.

Compartilhe

Leia mais

Crack Drogas

DROGAS

Álcool leva 85% dos dependentes ao crack no Maranhão
Crack Drogas

DROGAS

Álcool leva 85% dos dependentes ao crack no Maranhão

Deputado Direita

DIREITA

Deputado critica organização de manifestação em São Luís
Deputado Direita

DIREITA

Deputado critica organização de manifestação em São Luís

TCU Respiradores

IRREGULARIDADES

TCU julgará compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste
TCU Respiradores

IRREGULARIDADES

TCU julgará compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.