PIONEIRO
Elon Musk anuncia implante de chip cerebral em ser humano
Por THE EPOCH TIMES • 30/01/2024
Compartilhe
Elon Musk
Empresa Neuralink, de propriedade de Musk, implantou o primeiro chip cerebral em um ser humano, um produto chamado Telepathy.

CALIFÓRNIA, 30 de janeiro de 2024 – A empresa Neuralink, de propriedade do empresário Elon Musk, implantou o primeiro chip cerebral em um ser humano, um produto chamado Telepathy.

“O primeiro humano recebeu um implante da Neuralink ontem e está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos neurais”, escreveu Musk na rede social X (ex-Twitter).

A notícia do primeiro implante humano da Neuralink acontece nove meses depois que a Administração de Alimentos e Remédios dos EUA (FDA, na sigla em inglês) deu sua aprovação para que a empresa iniciasse os estudos em humanos.

A função do implante será “ler” a atividade cerebral a fim de transmitir comandos que ajudem a restaurar algumas funções cerebrais gravemente danificadas após um derrame ou esclerose lateral amiotrófica, que resultam em grave comprometimento da capacidade de comunicação.

Até o momento, os implantes cerebrais foram desenvolvidos em apenas uma direção: do cérebro para o exterior (geralmente um computador que processa os sinais), mas o projeto da Neuralink tem como objetivo poder transferir informações também na outra direção, para o cérebro.

A Neuralink está desenvolvendo dois tipos de implantes em paralelo, um para restaurar a visão, mesmo para aqueles que nunca a tiveram, e outro para restaurar as funções corporais básicas de pessoas paralisadas por danos na medula espinhal.

Musk descreveu o produto em sua mídia social, onde disse: “Ele permite que você controle seu telefone ou computador e, por meio deles, quase qualquer dispositivo, apenas pensando”.

Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso de seus membros, disse Musk, acrescentando: “Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rapidamente do que um datilógrafo rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo.

Pouco se conhece sobre o produto. Em 2021, a Neuralink publicou um vídeo no YouTube mostrando um macaco com um chip implantado em seu cérebro jogando um videogame controlado por seu cérebro.

No vídeo de três minutos e meio, o macaco Pager, de 9 anos de idade, joga uma versão do clássico videogame Pong e, toda vez que acerta, é recompensado com um milkshake de banana distribuído por um canudo.

Musk disse que o macaco “está literalmente jogando o videogame telepaticamente usando um chip cerebral”.

Alguns meses antes, a Neuralink testou com sucesso em porcos um chip que, implantado no crânio, permitia medir a atividade cerebral dos animais.

Compartilhe
16/07/2024
ESTUDO
Maioria dos diretores de escolas do MA são indicados por gestão
16/07/2024
OBRAS E EMENDAS
Três em cada 4 capitais têm nota regular ou ruim em transparência
16/07/2024
DELEGADO-GERAL
Manoel Almeida Neto assume Polícia Civil do Maranhão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda