BARBA DE MOLHO
Colapso do Silicon Valley Bank reforça necessidade de CPI das Americanas
Por José Linhares Jr • 13/03/2023
Compartilhe
Deputado André Fufuca tenta abrir CPI para descobrir as razões da maior fraude fiscal da história do Brasil.

A quebra do Silicon Valley Bank (SVB), principal banco financiador de startups nos EUA, reforça a necessidade de uma CPI das Americanas. A tragédia no SVB deve acarretar em um efeito dominó de proporções calamitosas, uma vez que ele era a principal instituição de investimento no setor tecnológico dos EUA, possuía mais de US$ 20 bilhões em ativos e ocupava o 16º lugar entre os maiores bancos dos EUA, segundo o Federal Reserve.

Segundo a imprensa especializada, essa foi a segunda maior falência bancária da história do país.

O colapso do SVB foi tamanho que diversos órgãos do governo dos EUA, incluindo o Departamento do Tesouro e o Federal Reserve, atuaram para atenuar os danos, injetando recursos para impedir o pior.

No Brasil, recentemente, a falência da toda poderosa Americanas após a descoberta de um rombo de mais de R$ 50 bilhões fez o deputado federal maranhense André Fufuca (PP), iniciar uma coleta de assinaturas para investigar o que, de fato, aconteceu non caso Americanas.

A possibilidade de que o modelo de gestão empregado na Americanas seja o mesmo em outras empresas é possível. Isso ocorre porque os maiores acionistas da empresa, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, ocupam o mesmo espaço em outras empresas gigantes no país.

Lemann é sabidamente o homem mais rico do país e tem comando assegurado na Inbev, Burger King, Heinz, Submarino, Shoptime e uma série de outros negócios.

Apesar dos números bilionários envolvendo a Americanas, deputados federais parecem ainda não ter percebido a necessidade da CPI. O deputado maranhense tem encontrado dificuldades na coleta de assinaturas.

Compartilhe
18/04/2024
fora-da-lei
Relatório sobre Alexandre de Moraes revela que ministro agiu contra a constituição do Brasil
18/04/2024
UPA
MPMA avalia qualidade do atendimento de unidades de Saúde
18/04/2024
ADVERTÊNCIA
MPMA recomenda ação rápida contra alagamentos em São Luís

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda