ACORDO QUEBRADO

MPMA processa Prefeitura de Alcântara por concurso público

Compartilhe
MPMA processo
Ministério Público do Maranhão (MPMA) ingressa com ação de execução contra o município por descumprir prazos de TAC para realização de concurso público.

MARANHÃO, 13 de novembro de 2025 – O Ministério Público do Maranhão (MPMA) moveu uma Ação de Execução contra a Prefeitura de Alcântara nesta terça (12) por descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O acordo, firmado em março de 2023, obrigava o município a realizar um concurso público para substituir servidores temporários. O MPMA alega que a prefeitura não cumpriu os prazos estabelecidos para as etapas do certame.

A Ação de Execução, assinada pelo promotor Raimundo Nonato Leite Filho, pede à Justiça que obrigue o município a concluir o concurso. O TAC determinava o envio do projeto de lei à Câmara de Vereadores em 90 dias. Entretanto, a prefeitura só cumpriu esta etapa em janeiro de 2024, nove meses após o prazo original, configurando inadimplência.

O MPMA solicita na Ação de Execução a aplicação de multa diária em caso de nova omissão pela prefeitura. O valor da multa seria revertido ao Fundo Estadual de Proteção aos Direitos Difusos do Maranhão.

A promotoria já havia expedido uma recomendação em maio de 2025 para que o prefeito desse andamento ao processo, mas as respostas foram insuficientes.

A Procuradoria-Geral do Município informou em junho que uma banca organizadora havia sido escolhida. No entanto, não apresentou o cronograma das próximas etapas nem documentos que comprovassem avanços concretos.

Consequentemente, o MPMA entendeu que as tentativas de diálogo se esgotaram, necessitando de intervenção judicial para fazer cumprir a Ação de Execução.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x