BRASÍLIA, 28 de agosto de 2023 – O deputado estadual Amauri Ribeiro, filiado ao partido União Brasil-GO se tornou alvo da Operação Lesa Pátria da Polícia Federal (PF). Nesta (29), mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços relacionados ao parlamentar, incluindo áreas em Goiânia e Piracanjuba, sua base eleitoral.
Essa 15ª fase da operação investiga possível envolvimento de Amauri Ribeiro em atividades ligadas às manifestações de 8 de janeiro, quando ocorreu a invasão e dos prédios da Praça dos Três Poderes em Brasília. A lista de acusações contra Amauri Ribeiro é extensa, incluindo a suspeita de envolvimento em atos como a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa, incitação ao crime, entre outros crimes correlacionados à lei de terrorismo.
Por outro lado, o ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal Ricardo Salles não apenas é alvo de investigações, mas se tornou réu em um caso que apura a exportação ilegal de madeira. A denúncia partiu do Ministério Público Federal (MPF) e foi aceita pela 4ª Vara Federal Criminal do Pará. Além de Salles, o ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, e outros servidores da instituição estão sendo investigados.
A acusação alega que servidores do Ibama, supostamente nomeados por Salles, emitiam certidões e ofícios contrariando orientações técnicas do órgão para liberar madeira brasileira apreendida nos Estados Unidos.
Segundo o MPF, Salles teria favorecido interesses privados em detrimento do interesse público ao nomear servidores sem qualificação técnica para cargos estratégicos relacionados à fiscalização do Ibama.